Duas semanas após o lançamento deste humilde blog, esta é a primeira vez que vou colocar algo sério aqui.
Trata-se da mais recente coluna do Gilberto Dimenstein (gosto do que ele escreve, apesar de trabalhar na Folha de São Paulo), onde ele usa o filme Tropa de Elite para mostrar que não é só o governo o grande culpado de tudo de ruim que acontece no Brasil:
"Tropa de Elite" deveria ser obrigatório nas escolas
O filme "Tropa de Elite" deveria ser obrigatório nas escolas. Mais do que a envolvente denúncia da banalização do mal no Brasil, na qual policiais e bandidos se transformam em animais e criminosos, o filme provoca uma reflexão sobre a responsabilidade individual.
O inocente consumidor de maconha, sentindo-se conectado com a natureza ou com a leveza espiritual, ou o alto executivo que consome cocaína são apresentados também como sócios do tráfico --e com razão.
É fácil apenas culpar o governo, a polícia, os traficantes, e assim por diante. Mais difícil é nos culparmos --e, aí, está, um dos problemas brasileiros. A culpa é sempre dos outros. Vejamos:
Muito mais do que as drogas, o que mais mata no Brasil é o álcool, uma das causas das 100 mortes diárias e mais de 100 mil feridos por ano no trânsito. Nem os publicitários nem os veículos de comunicação que exibem os anúncios de cerveja, com sedutores apelos, se sentem minimamente responsáveis por essa tragédia. A culpa? Só do governo.
Um motoboy morre por dia apenas nas ruas da cidade de São Paulo (e mais 25 por dia ficam feridos). Isso porque contratam-se empresas irresponsáveis de entrega. Mesmo sabendo que já existe um selo de qualidade para moto frete. A culpa? Só do governo.
As pessoas emporcalham as ruas com lixo apenas porque não têm paciência de jogá-lo em algum lugar apropriado. Madames não se incomodam que seus cachorros façam das calçadas banheiros. A culpa? Só do governo que não limpa as ruas.
O governo sobe os impostos sem parar assim como contrata novos funcionários públicos sem parar. Pouco se faz contra essa extorsão. Nem mesmo sabemos como o orçamento é feito. De quem é a culpa? Do governo.
Deputados, senadores, vereadores cometem crimes e fazem negociatas, mas pouco acompanhamos seus mandatos. Durante a campanha, preferimos o show do marketing do que a análise de propostas. Até nos esquecemos em que votamos. De quem é a culpa? Dos políticos.
Não quero deixar, claro, de responsabilizar os governos. Mas apenas dizer que, num mundo civilizado, todos deveriam saber quais são seus direitos mas também seus deveres. Isso é o básico de cidadania, cuja discussão o filme, através da droga e da violência, lança com alto teor pedagógico _--portanto, deveria ser obrigatório na escolas.
É um bom debate para que saiamos dessa adolescência da cidadania, com muitos direitos e poucos deveres.
Assim como é obrigatório pensarmos que, no futuro, a droga não será um problema de polícia, mas apenas de saúde pública. Não sei se a repressão não acaba fazendo mais mal do que bem no combate ao vício.
Isso aí, assino embaixo.
De quem é a culpa
Written By O Enxadrista on terça-feira, 16 de outubro de 2007 | 14:33:00
Marcadores:
Papo sério,
Textos
todos têm sua parcela de culpa.
ResponderExcluirmuito bom post.
abraço
Na verdade eu não quis dizer nada com aquele post, e é essa a função dos posts sem sentido.
ResponderExcluirComentando: Nossa! Já li tanta coisa desse filme e ainda nem tive oportunidade de ver. Não estou ansiosa apenas pelo fato da polêmica, mas também porque adoro o Wagner Moura. Depois de ver terei uma melhor opinião.
Um beijo
O brasil quer acabar com a droga fumando, acabar com a bandidagem roubando, mostrar q é um pais bonito sujando e acabando com ele. Acho q a falta de disciplina e conhecimento também influenciam na alta liberdade dos políticos brasileiros. Afinal não tem jeito mesmo né, então vamos esculhambar o resto, me parece q essa é a visão politica no Brasil aonde ate um ex presidente chamado fernando henrique fala q o brasil é um pais falido e tudo q ele fez foi pq naum tinha outro jeito.
ResponderExcluirParabens pelo tópico, ainda naum assisti o filme. mas parece q no google video tem ne hehehehe, vou ver se acho hoje mesmo e assisto
Esse filme é sensacional, mas infelizmente a maioria tira conclusões erradas a respeito. Por exemplo, dizer que o Capitão nascimento é herói nacional eu acho super errado!! Se pelo menos os políticos pegassem o exemplo de honestidade dele, seria um grande passo pra melhorar o Brasil!!
ResponderExcluirMuito Bom o post!! ;*
Muito bom o que vc botou
ResponderExcluirO Brasil ta um caso muito serio!
Ontem mesmo na minha cidade (Recife)
Um policial apos vê o filme se matou em plena sala do cinema
Diga ai?
Sera q tinha culpa no cartorio?
=?
abraço!